quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aprendendo a andar novamente

Faltam precisamente 5 dias para eu me tornar um ano mais sábio... Dizem que vivemos o inferno astral nos 30 dias que antecedem nosso aniversário.... Eu não tenho do que me queixar. Se é que existe isso, ele não se pronunciou esse ano, assim como o inverno seco previsto pelos metereologistas e o Internacional na Libertadores 2012.. rsrs...
A única coisa que me preocupa. de verdade, é que em poucos dias faltará apenas mais um ano para eu completar os 30 anos. Eu e muito provavelmente 80% dos meus amigos e conhecidos estejam passando pelo mesmo dilema. Ok, ok, já estou pronto para escutar argumentos do tipo você "é jovem demais", "tem muito ainda pela frente", etc, e outras coisas que falam porque não são eles que passam por esse momento. Ou estão mais para lá do que pra cá ou então muito jovens para preocupações existenciais da 'meia idade'.

Essa 'meia idade' que eu costumo chamar de 'idade produtiva', é a mais cruel fase da sua vida, onde acontecem escolhas mais importantes. Você não sabe se casa ou compra uma bicicleta. Se vai para o exterior ou termina sua formação por aqui. Se inscreve no 'minha casa minha vida' ou resolve que vai ficar bancando o aluguel em um lugar bacana.. Só quem vive isso pode sentir o peso dessa fase. Não contamos mais com a irresponsabilidade de adolescentes, onde era fácil correr para a barra da saia da mamãe depois de quebrar um vidro jogando bola ou apertar os interfones de meia vizinhança. Também não somos idosos, onde igualmente não temos muitas escolhas, mas apenas alguem da familia ou uma companhia que nos cuide, além de uma boa dose de saúde, dinheiro e energia. É dificil crescer, mas é possível e é bom.

Assim são as coisas: únicas, passageiras, algumas merecem uma segunda chance..  Ficam para trás as lembranças do que poderiamos fazer diferente.. Sinto saudades da minha infância, mas não muita. Não podemos consertar os erros do passado, mas fazer diferente, perdoar quem lhe decepcionou (você já decepcionou alguém também), apagar e seguir em frente, com pessoas novas ou não.. Deus sabe direito o que está guardado para você. Vamos deixar as boas lembranças também lá, penduradas em um mural ou em um album de fotos. Particularmente eu não tenho nada disso, acho até que não gosto mesmo de nostalgia. Quem me conhece não vê uma foto decorando meu apartamento.

Estou concentrado nos meus planos atuais. O passado não me importa mais, mal me lembro das coisas ruins, acho que tenho Alzheimer para elas. O presente está bem vivo e cheio de possibilidades para ter o melhor futuro possível.  Estou no meu paraíso astral.. Vou errar, mas vou acertar muito mais.

domingo, 18 de setembro de 2011

TOP 3 das boas práticas para viver melhor no "ambiente de trabalho"

Todo mundo se queixa que está cada vez mais difícil atingir seus objetivos de vida, principalmente àqueles que envolvem relacionamentos com outras pessoas. Estamos em constante aprendizado nos diferentes locais e situações que nos deparamos com personalidade e pensamentos distintos.

Pensando nisso e até porque não fazendo uma auto-crítica pessoal, enumero os 3 principais pontos em diversos momentos da vida onde eu aprendi que poderia fazer diferente, ou então, eu fiz diferente e valeu muito a pena.

Começaremos pelo TOP 3 no ambiente de trabalho:

1 - Prometa o que pode cumprir.
Isso independe de capacidade. Assumir algo pelo qual não temos autoridade, recursos financeiros e humanos, só imputará a você a imagem de um incompetente que tenta fazer o trabalho de todo mundo, enquanto não faz o mínimo que é fazer bem o seu. Aprenda a dizer NÃO.

2 - Dê as críticas a  devida importância.
Ao receber uma crítica, se ela vier em tom de caos (provavelmente não o representa), assim como se vier com mil elogios (também não se deixe levar pelo otimismo). Faça uma análise pessoal longe da emoção e do sangue quente. Se as mesmas queixas continuarem em empresas diferentes, bom, é provável que tenha que estender sua auto-análise para um divã.

3 - Pule da barca antes que ela termine de afundar.
Não existe empresa perfeita, o que existe são empresas sem gerenciamento ou planejamento adequados a sua expectativa como integrante desta organização. Quando você não tem autoridade para mudar esse processo, o melhor é alçar outros vôos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O melhor para os outros ou o melhor para você?

Um dos maiores erros dos designers, comunicadores, profissionais em geral que precisam entregar algum trabalho está na confusão entre o que deve ser feito com o com o que você gostaria de fazer. Você dá um presente pensando no que você gosta ou daquilo que o presenteado pode gostar?

Um exemplo é a propaganda banida (ou não) do novo Veloster da Hyundai. Simplesmente é uma propaganda genial, no mínimo diferente, do ponto de vista da criação, de tudo o que é visto nas telinhas. Mas a mensagem de segurança referente a um veículo 3 portas poderia ser passada de forma mais tradicional, em uma mídia de massa como a TV... Agora se o objetivo era repercutir nos meios virtuais, com um público mais crítico, talvez tenha sido uma ótima sacada!

Confira abaixo:

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Não basta ser criativo

Em todos os lugares que você vá, tem alguém que se diz diferente. São empresas, pessoas e tudo mais que acham que criar, por criar, é suficiente. Inovação é uma das palavras da moda, ao lado de 'processo' e 'foco' entre as empresas, e 'pró-atividade' entre os selecionáveis a um emprego.

"Esse é o mundo onde todo mundo é pró-ativo e toda a empresa é inovadora."

Chego a conclusão que se ser diferente é o senso comum, o que me poderia fazer pensar que um reacionário às mudanças, hoje, é alguém mais inovador, ou no mínimo, original. O problema de tudo é a falta de objetivo. Pra que criar? Minha idéia vai ser útil? O tempo que emprego no processo criativo está de fato trazendo algum resultado? Ou será que estou sendo mais um inventor do que um inovador?

O que importa é o que você faz com a sua "criação". Atitude é tudo! Mais vale uma idéia considerada meia-boca colocada em prática e rendendo dividendos do que uma mirabolante apenas na sua cabeça. Essa 'meia-boca' pode virar uma 'boca-inteira' com o tempo, envolvendo as pessoas adequadas e investindo no processo de inovação.

Portanto, jamais aborte uma idéia considerada por você boa. Uma boa idéia é que nem oportunidade, tem prazo de validade. Seja para o que for, tire ela do seu arquivo de idéias antes que ela crie pó. Pode ser tarde demais.

sábado, 23 de julho de 2011

Vou dizer minhas verdades - Part 02

Depois dessa Copa América, cada vez mais sou Uruguai. A única seleção que faz jus ao peso da camisa que veste; O Mano tá indo no caminho do Tite: virou pastor de ovelinhas; E o estádio da copa no RS vai ser o estádio do Zequinha, a Camargo Correa está angariando verbas no Jantar da Família Carioca para a conclusão do puxadinho;

Por traz de toda urgência existe um incompetente que deixou para depois algo e agora quer que você resolva na hora; A profissão do momento é  ilusionista, ex-BBB e mordomo, diz a Globo.

Hoje todo mundo quer inovar, querendo ser diferente. Na boa, é mais original hoje ser conservador; Todo dia estoura um bomba nova no DNIT, ou seria DINAMITE? Estão assa'c'inando o português na web.. acho que é a inclusão virtual. Cinseramente eu não cei.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vou dizer minhas verdades - Part 01

É complicado levar a vida sem drogas em uma cidade grande.. Depois do Crack, inventaram o Oxy... E recentemente o 'Restart'. Internacional é o Grêmio, ainda. Falcões são aves migratórias e que andam com parceiros (não necessariamente do mesmo sexo), mas quem está migrando para a Argentina são animais como o Ganso e o Pato. Falam em orgulho negro, mas se eu disser que tenho 100% de orgulho em ser branco eu vou preso. Liberdade sexual virou moda na novela, ser hétero é ser retrógrado hoje em dia. Lins, atacante gremista, só pode ser do mesmo empresário do Ramon, aquele mesmo que tinha vaga vitalícia no time do Mano. Nos anos 2000 fizemos festas anos 80 escolhendo músicas a dedo, imagina como que vão ser as festas em 2020? Quem gosta de pagar uma de pobre mesmo é rico.. parece bonito. Pobre mesmo tem pavor de ser pobre. Bulling existe desde que existia colégio de freiras, mas vende como novidade para alguns. Funcionário competente é funcionário puxa-saco e tenho dito. O puxa-saco se imortaliza na empresa. O faca-na-bota cria a sua.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mais um evento em Erechim/RS

Na última quinta-feira estive junto com os Técnicos da empresa onde trabalho e o Gerente de Contas da região em mais um evento em parceria com a SolidWorks Corp. Após percorrer cerca de 500 km até Erechim, no alto uruguai gaúcho, eu afirmo que a experiência foi de grande sucesso. Este deve ser o quarto ou quinto evento que me envolvo.

Tivemos cerca de 35 presentes das principais industrias da região e alguns alunos do Desigm Industrial da FAE - Faculdade Anglicana de Erechim. É bem provavel que negócios ocorram, como a venda de um software de CAM de baixo custo a empresa AMPLA. Um licença deste gira em torno de U$S 4.000. O que paga algumas vezes o investimento.

Amostra do Coffee contratado
Os presentes receberam pastas com o portifólio de produtos e participaram ao final (para não haver dispersão) de um Coffee Break. Os contatos foram feitos ao longo do mês que precedeu a data. ACIE, SENAI, universidades e empresas constantes no Guia de Industrias da FIERGS receberam o convite. Muito bom foi o centro de eventos Quanthum, de baixo custo e localização melhor impossível, em uma das  principais ruas do centro da cidade.

Aos poucos vamos aperfeiçoando mais nosso conhecimento sobre como realizar eventos de menor porte e caráter técnico. É sem dúvida algo complicado, mas que pode trazer o retorno esperado. Semana que vem tem mais, desta vez será em Canoas, na ULBRA.

Um abraço!

domingo, 17 de abril de 2011

Sustentabilidade e consumismo: pura contradição.

Hoje em dia é comum o cara ver sacolinha retornável, lavagem ecológica, garrafinha retornável e outras bobagens. Não, não to dizendo que não é importante. Longe disso. Temos que preservar, mas o que me questiono é porque só agora se preocuparam com isso. Porque?

A humanidade colhe hoje o resultado de séculos de revoluções, consumismo, emissões desenfreadas de CO2. Não há porque deixar de fazer o que se faz a décadas ou séculos. Não vai ser a sacolinha plástica do mercado não consumida de hoje é que vai resolver o problema.

Consuma menos. Alias, consuma o necessário. Você não precisa comprar um celular a cada 6 meses, trocar de máquina fotográfica a cada 2 anos ou de carro a cada 3. Esses sim são os grandes vilões da humanidade. Toda e qualquer politica feita hoje para remediar pouco vai trazer resultado se seus hábitos de consumo forem os mesmos.

Quanta materia prima crua como o petróleo é consumida e toda a emissão de CO2 é realizada para a produção de um pequeno celular? Muito, mas muito maior que a sua vida toda respirando, jogando uma sacola plastica nos lixões ou fazendo aquele churrasquinho dominical.

Nos preocupamos com pequenas coisas achando que estaremos sendo absolvidos de nossa culpa por tudo que acontece, resumindo, criamos a sensação de que fizemos o possivel, mas entretanto estamos muito longe disso, de fazer algo inteligente.

Seja inteligente e dê a importancia ao que é importante no seu papel como ser consumista na sociedade antes de vir falar de sustentabilidade pra mim.

Um abraço!

domingo, 10 de abril de 2011

Politica e economia brasileira, 1º trimestre

Melhor que o esperado. Aquém do previsto. Podemos dizer que o saldo foi meio que nulo nesse primeiro trimestre. Para quem acompanha, no mínimo os noticiários podemos extrair coisas boas da politica, porém algumas mazelas que voltam a assobrar nossa economia. É o ônus de ser a bola da vez:

GOVERNO DILMA E SITUAÇÃO ECONÔMICA
É a outra face do PT. Sempre disse que o governo Dilma seria austéro mas sem perder a simpatia social, e alias, veio em um bom momento... As benéces exageradas e o descontrole do populismo do presidente Lula estavam demais. Por vezes discordei de certas posições internacionais a respeito da diplomacia brasileira. Hoje estamos colhendo uma possivel ameaça inflacionária decorrente do despejo total de facilidades no mercado, seja de crédito, de produtos importados, tudo ficou barato e fácil. Por um lado isso é bom.. A roda da economia girou demais e rápido. Dilma tem competência técnica para ajustar isso e 2011 será o ano de dar os remédios necessários para um crescimento sustentável. O dolar continua preocupando, não vejo no horizonte aperto de impostos, IOF, que segure a queda da jaca podre. De novo, ser a bola da vez tem seus problemas. E o nosso querido Zé Alencar, finalmente descansou... esse cara é o empresário que mais admirei, se o Brasil tivesse meia duzia deles, seria outra realidade. Capital e trabalho podem viver em paz e sem exploração, falta de ética, jeitinho brasileiro. Vá com Deus!

CENÁRIO INTERNACIONAL
Depois de anos acomodados, os gringos tiveram que rever as parcerias no Oriente Médio. As grandes monarquias e ditaduras, após o apelo popular por democracia, passa a não interessar mais ao Tio Sam. É... a coisa ficou preta pro Obama. Mas, ainda lhe restarão parceiros onde têm havido progresso econômico a base de ditaduras, como nos Emirados Arabes por exemplo. O negócio é o povo estar com dinheiro, liberdade não tem pressa.. Para meus inimigos o rigor da lei! Bom... enquanto isso o petróleo, as ações da Petrobras e a gasolina..... up up up!

Nos encontramos em breve com mais análises... provavelmente não politico-economicas. Abraços!!

sábado, 12 de março de 2011

03 é suficiente

O cara se sente mal, não consegue ouvir algo que não lhe agrada.. Se morde por dentro, se sente podado, joga tudo no ar... Ele não merece ouvir ou passar por aquilo. O problema é que mal ele sabe, merece passar por tudo isso e mais um pouco.

Costumamos justificar nossos medos ao culpar os outros.. mas e o que eu estou fazendo para melhorar a situação? Jamais, mas nunca, culpe alguem por algo que ocorre com você. Não há justificativas para explicar algo que você permitiu que fizessem com você.

O fato é que não queremos nos importunar, cada vez queremos ter menos jogo de cintura, fazer aquilo que nos convém de imediato. Ações imediatas que não te levarão nada mais de concreto. Não é a toa que é cada vez mais comum curriculos com dezenas de experiências profissionaisde 3 meses, encontros que não passam da terceira noite, carros revendidos ainda na garantia de 3 anos, casamentos que acabam nesse mesmo período.

Hoje temos essa dificuldade, com certeza não a superaremos, criaremos formas de burla-la como tudo na vida. Não temos mais tempo de pensar e refletir para muito longe. O planejamento estratégico é uma cadeira que poderia ser abolida da faculdade, as reuniões de família, as discussões de relacionamento. As prioridades são tratadas da mesma forma que as nossas atividades cotidianas.

Bom pessoal... Estou ocupado, escrevi demais.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Respeito é bom, eu gosto, e...

... a falta dele atropela muita gente. Quanto mais nos distanciamos dos outros, menos enxergamos que a sociedade é feita de individuos, de diversidade, e  que toda essa miscelânea de gostos, idéias e jeitos de viver fazem parte de uma saudável forma de viver. No entanto, nem todos sabem expressar suas opiniões de forma pacífica ou ordeira, respeitando o pensamento contrário e as diferenças que fazem de cada pessoa um ser único.

Quem viu o que aconteceu na sexta-feira em Porto Alegre fica perplexo. Um boliche humano protagonizado por alguém que, na melhor das hipóteses, pressupõe ser de um  indivíduo apressado. Provavelmente não era nada de tão urgente, nenhum problema de saúde, um trabalho de parto iminente. Mas o protagonista tinha que mostrar que era o cara, e que os cerca de 100 ciclistas estavam errados em incentivar o uso das magrelas em alternativa aos veículos motorizados. Custava dobrar na Rua da Republica, pegar a João Alfredo e seguir a sua vida? Acho que não.

Você pode não corcordar com a opinião alheia, mas jamais incorrer a um crime para manifestar a sua opinião. É possível dar menos bola àquilo que lhe encomoda e nem por isso passar batido pela vida. Aposto que no seu íntimo, ainda que admita a culpa, o atropelador justifique sua atitude pelo fato de que estavam trancando a via, um bando de "pé-de-chinelo alternativo". Se você não sabe ou quer manifestar sua opinião pacificamente, assegure isso aos demais que assim desejam, como os ciclistas.

O mundo vai muito além dos seus gostos e preferências, ainda que 90% prefira o mesmo que você.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Separar o que realmente é importante

Escolhendo as melhores pedras.
Faziam alguns dias que não postava novidades por aqui. Acho importante esse negócio de atualizar site, blog.. Mas precisava me dar um tempo.. Cada vez mais eu me convenço que não posso tudo.. sou mortal (imortal só o Grêmio).

Sabe quando uma coisa boa acontece.. e ela costuma vir acompanhadas de outras mais.. É tudo ao mesmo tempo. E nessas horas você tem que elencar prioridades. E se conscientizar de que vai perder muitas oportunidades, mas se escolher um e agarra-la com força, valerá por todas as perdidas. 

É mais ou menos quando você conhece alguem especial, adquiri algo que sempre quis, tudo ao nosso redor muda. As pessoas olham você diferente, até mesmo os assuntos futebolísticos ficam favoráveis (fiascos colorados a parte), você dá muito mais dentro no seu trabalho. Aparecem negócios melhores ainda, oportunidades de novos empregos, tentações diversas. Mas nessas horas sigo apostando no que está dando certo, me bitolando muitas vezes, minha peneira não é tão grande assim. Prefiro muito mais as pessoas 8 ou 80, do que as que não sabem separar as 5 ou 6 maiores pedras preciosas do areial. Ou tem finalidade ou não me interessa. Mudar por mudar, não é comigo.