domingo, 10 de abril de 2011

Politica e economia brasileira, 1º trimestre

Melhor que o esperado. Aquém do previsto. Podemos dizer que o saldo foi meio que nulo nesse primeiro trimestre. Para quem acompanha, no mínimo os noticiários podemos extrair coisas boas da politica, porém algumas mazelas que voltam a assobrar nossa economia. É o ônus de ser a bola da vez:

GOVERNO DILMA E SITUAÇÃO ECONÔMICA
É a outra face do PT. Sempre disse que o governo Dilma seria austéro mas sem perder a simpatia social, e alias, veio em um bom momento... As benéces exageradas e o descontrole do populismo do presidente Lula estavam demais. Por vezes discordei de certas posições internacionais a respeito da diplomacia brasileira. Hoje estamos colhendo uma possivel ameaça inflacionária decorrente do despejo total de facilidades no mercado, seja de crédito, de produtos importados, tudo ficou barato e fácil. Por um lado isso é bom.. A roda da economia girou demais e rápido. Dilma tem competência técnica para ajustar isso e 2011 será o ano de dar os remédios necessários para um crescimento sustentável. O dolar continua preocupando, não vejo no horizonte aperto de impostos, IOF, que segure a queda da jaca podre. De novo, ser a bola da vez tem seus problemas. E o nosso querido Zé Alencar, finalmente descansou... esse cara é o empresário que mais admirei, se o Brasil tivesse meia duzia deles, seria outra realidade. Capital e trabalho podem viver em paz e sem exploração, falta de ética, jeitinho brasileiro. Vá com Deus!

CENÁRIO INTERNACIONAL
Depois de anos acomodados, os gringos tiveram que rever as parcerias no Oriente Médio. As grandes monarquias e ditaduras, após o apelo popular por democracia, passa a não interessar mais ao Tio Sam. É... a coisa ficou preta pro Obama. Mas, ainda lhe restarão parceiros onde têm havido progresso econômico a base de ditaduras, como nos Emirados Arabes por exemplo. O negócio é o povo estar com dinheiro, liberdade não tem pressa.. Para meus inimigos o rigor da lei! Bom... enquanto isso o petróleo, as ações da Petrobras e a gasolina..... up up up!

Nos encontramos em breve com mais análises... provavelmente não politico-economicas. Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário