quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aprendendo a andar novamente

Faltam precisamente 5 dias para eu me tornar um ano mais sábio... Dizem que vivemos o inferno astral nos 30 dias que antecedem nosso aniversário.... Eu não tenho do que me queixar. Se é que existe isso, ele não se pronunciou esse ano, assim como o inverno seco previsto pelos metereologistas e o Internacional na Libertadores 2012.. rsrs...
A única coisa que me preocupa. de verdade, é que em poucos dias faltará apenas mais um ano para eu completar os 30 anos. Eu e muito provavelmente 80% dos meus amigos e conhecidos estejam passando pelo mesmo dilema. Ok, ok, já estou pronto para escutar argumentos do tipo você "é jovem demais", "tem muito ainda pela frente", etc, e outras coisas que falam porque não são eles que passam por esse momento. Ou estão mais para lá do que pra cá ou então muito jovens para preocupações existenciais da 'meia idade'.

Essa 'meia idade' que eu costumo chamar de 'idade produtiva', é a mais cruel fase da sua vida, onde acontecem escolhas mais importantes. Você não sabe se casa ou compra uma bicicleta. Se vai para o exterior ou termina sua formação por aqui. Se inscreve no 'minha casa minha vida' ou resolve que vai ficar bancando o aluguel em um lugar bacana.. Só quem vive isso pode sentir o peso dessa fase. Não contamos mais com a irresponsabilidade de adolescentes, onde era fácil correr para a barra da saia da mamãe depois de quebrar um vidro jogando bola ou apertar os interfones de meia vizinhança. Também não somos idosos, onde igualmente não temos muitas escolhas, mas apenas alguem da familia ou uma companhia que nos cuide, além de uma boa dose de saúde, dinheiro e energia. É dificil crescer, mas é possível e é bom.

Assim são as coisas: únicas, passageiras, algumas merecem uma segunda chance..  Ficam para trás as lembranças do que poderiamos fazer diferente.. Sinto saudades da minha infância, mas não muita. Não podemos consertar os erros do passado, mas fazer diferente, perdoar quem lhe decepcionou (você já decepcionou alguém também), apagar e seguir em frente, com pessoas novas ou não.. Deus sabe direito o que está guardado para você. Vamos deixar as boas lembranças também lá, penduradas em um mural ou em um album de fotos. Particularmente eu não tenho nada disso, acho até que não gosto mesmo de nostalgia. Quem me conhece não vê uma foto decorando meu apartamento.

Estou concentrado nos meus planos atuais. O passado não me importa mais, mal me lembro das coisas ruins, acho que tenho Alzheimer para elas. O presente está bem vivo e cheio de possibilidades para ter o melhor futuro possível.  Estou no meu paraíso astral.. Vou errar, mas vou acertar muito mais.

Um comentário:

  1. Já que mencionou Walk do Foo Figthers, peço que escute-a nessa parte:

    "For the very firt time
    Don't you pay no mind
    ...
    You keep alive a moment at a time"

    Essa é a melhor idade!

    ResponderExcluir