
Investir no mercado imobiliário, considerado por muito tempo como algo excessivamente conservador (e com razões para isso), pode voltar a ser um bom negócio, com menores riscos e maior rentabilidade. Falo em ganhar dinheiro, seja investindo em uma unidade que não seja destinada a sua moradia, assim como garantir uma renda extra a partir de seu único apartamento ou casa. Como todo investimento envolve riscos, fique atento aos prós e contras de comprar e vender imóveis:
Prós
- Possibilidade de retorno acima da Poupança ou Renda Fixa;
- Nova legislação que dá maior segurança ao locador;
- Tributação sobre ganho de capital menor que outros investimentos;
- Baixo risco de desvalorização;
Contras
- Manutenção elevada com taxas e encargos;
- Baixa liquidez;
- Depreciação;
- Corretagem;
Um bom investidor deve necessariamente saber comprar bem, enxugar custos de manutenção e vender ainda melhor. E ao longo deste processo, deve agregar valor ao imóvel como forma de valorizar o bem em um prazo menor de tempo. Muitas pessoas compram imóveis em regiões que acreditam ter potencial de valorização acima da média sem qualquer reforma ou ampliação, porém nem sempre isso pode ocorrer. Devemos minimizar variáveis que dependam de terceiros ou do governo.
Etapas e detalhes fundamentais a serem observados na compra e venda:
Escolha bem a região - Ande e pequise muito a região que você deseja adquirir o imóvel. Descubra possiveis investimentos púlicos na região, como metrô, obras viárias, programas de revitalização de áreas. Tudo isso impactará na sua venda se seu objetivo for o longo prazo.
Procure algo realmente vantajoso - Você verá inumeros anuncios em jornais e corretores vendendo a idéia de que certo imóvel é um ótimo investimento. Não caia na tentação de fechar uma compra na emoção. Converse com vizinhos sobre possiveis motivos da venda (vendedores geralmente omitem o real motivo). Se conseguir, antecipe-se aos corretores de imóveis em barbadas que possam aparecer. Elas são ocasionais, mas existem e desaparecem em um piscar de olhos. Compre de quem parece estar atravessando dificuldades financeiras, problemas com partilhas, inventários e outras situações as quais os donos precisam fechar o negócio com urgência.
Lucro em imóveis requer trabalho - Não ache que um bom investimento é aquele que lhe dará lucro imediato. Procure sempre um imóvel com reformas a fazer e muito para melhorar, em estado razoável de conservação. Porém cuide para não adquirir algo com problemas estruturais, como rachaduras, vazamentos e infiltrações. Já um condomínio com boa estrutura e custo equivalente, sempre é bem visto por futuros compradores e inquilinos.
Venda sem pressa - Parece controverso, mas procure colocar a venda seu imóvel antes mesmo de precisar. É nestes momentos que aparecem as melhores ofertas de não-investidores que precisam do imóvel para residir ou trabalhar, ao contrário de você que apenas tira vantagem financeira. Faça um site ou blog com fotos coloridas, muito anúncios com um texto atraente e que valorize seu bem, mas sem parecer propaganda enganosa.
Um exemplo de investimento bem sucedido
Talvez a maioria dos leitores do blog não saibam, mas além de quase um ano de experiência no mercado financeiro, depois de muito estudo, fiz meu primeiro investimento em um conjunto comercial de 35m2 de área útil em prédio diferenciado na rua dos Andradas. Ao conhecer o conjunto, tive a boa supresa de o mesmo já ser subdvidido em outras duas salas, usando de forma comum a sala de espera e o banheiro, este em péssimo estado e praticamente inutilizado. Situação ideal para alugar a dois profissionais liberais, onde com a divisão dos custos de condominio, luz e telefone, de comum acordo,
traria grande economia a ambos. Isto permitiu a valorização do aluguel no todo das duas salas, ao contrário de alugar a um inquilino todo o conjunto e este arcar sozinho com as taxas. Hoje, o imóvel foi reformado, pintado e em uma semana foi alugado a duas locatárias e rende um percentual total de 1,6% ao mês do valor investido, muito superior a média de 0,6% dos alugueis residenciais e 0,8% dos comerciais como lojas. Estima-se também que hoje o imóvel valha 20-30% a mais após a reforma. Ou seja, em um ano podemos ter uma retorno de 40 a 50% do investimento, número digno dos melhores fundos de ações antes da crise de 2008.
Agora é hora de você que tem algum dinheiro parado por a mão na massa, pois em um ano de incertezas sobre a retomada da economia como o que estamos, nada melhor que um porto seguro rentável para ancorarmos nossos investimentos. Um abraço!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário