domingo, 18 de setembro de 2011

TOP 3 das boas práticas para viver melhor no "ambiente de trabalho"

Todo mundo se queixa que está cada vez mais difícil atingir seus objetivos de vida, principalmente àqueles que envolvem relacionamentos com outras pessoas. Estamos em constante aprendizado nos diferentes locais e situações que nos deparamos com personalidade e pensamentos distintos.

Pensando nisso e até porque não fazendo uma auto-crítica pessoal, enumero os 3 principais pontos em diversos momentos da vida onde eu aprendi que poderia fazer diferente, ou então, eu fiz diferente e valeu muito a pena.

Começaremos pelo TOP 3 no ambiente de trabalho:

1 - Prometa o que pode cumprir.
Isso independe de capacidade. Assumir algo pelo qual não temos autoridade, recursos financeiros e humanos, só imputará a você a imagem de um incompetente que tenta fazer o trabalho de todo mundo, enquanto não faz o mínimo que é fazer bem o seu. Aprenda a dizer NÃO.

2 - Dê as críticas a  devida importância.
Ao receber uma crítica, se ela vier em tom de caos (provavelmente não o representa), assim como se vier com mil elogios (também não se deixe levar pelo otimismo). Faça uma análise pessoal longe da emoção e do sangue quente. Se as mesmas queixas continuarem em empresas diferentes, bom, é provável que tenha que estender sua auto-análise para um divã.

3 - Pule da barca antes que ela termine de afundar.
Não existe empresa perfeita, o que existe são empresas sem gerenciamento ou planejamento adequados a sua expectativa como integrante desta organização. Quando você não tem autoridade para mudar esse processo, o melhor é alçar outros vôos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O melhor para os outros ou o melhor para você?

Um dos maiores erros dos designers, comunicadores, profissionais em geral que precisam entregar algum trabalho está na confusão entre o que deve ser feito com o com o que você gostaria de fazer. Você dá um presente pensando no que você gosta ou daquilo que o presenteado pode gostar?

Um exemplo é a propaganda banida (ou não) do novo Veloster da Hyundai. Simplesmente é uma propaganda genial, no mínimo diferente, do ponto de vista da criação, de tudo o que é visto nas telinhas. Mas a mensagem de segurança referente a um veículo 3 portas poderia ser passada de forma mais tradicional, em uma mídia de massa como a TV... Agora se o objetivo era repercutir nos meios virtuais, com um público mais crítico, talvez tenha sido uma ótima sacada!

Confira abaixo: